Primeiro dia de aula

Começo de ano letivo é uma época muito especial. A garotada fica aguardando ansiosa o primeiro dia de aula, quando poderá reencontrar os colegas de sala, saber quem fará parte da nova classe, conhecer novos colegas e professores e descobrir o que mudou na escola.
Se voltar para a mesma escola já deixa a turma em polvorosa, imagine como se sente um aluno que está ingressando numa escola nova ou indo à aula pela primeira vez.
Sabendo da importância que tem o início do ano letivo, as escolas se organizam para receber seus alunos e criar um ambiente acolhedor e descontraído.
Para colaborar com essa preparação, trazemos sugestões de atividades para os professores desenvolverem com sua nova classe. Acreditamos que esse momento é oportuno para integrar os alunos, traçar objetivos para o ano, montar cronogramas, organizar espaços e fazer combinados.
Reservamos ainda um espaço para você nos enviar sugestões de atividades que já tenha realizado com seus alunos ou atividades inéditas, que estejam sendo carinhosamente planejadas para o novo ano letivo.
Sugestões de dinâmicas:

Primeiro dia de aula - DINÂMICAS

Com dinâmicas divertidas, você professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo. Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. 
 Passo-a-passo na sala de aula do 1º ao 5º ano:

1º No primeiro dia deixem-nos sentar onde quiserem;
Faça sua apresentação e após com uma dinâmica faça com que cada um se apresente;
2º Prepare algumas cantigas e músicas para cantar e animar o ambiente;
3º Agora este é o momento para os combinados da turma;
4º Recreio: organize um recreio animado com muita música;
5º Relembre os combinados;
6º Prepare uma atividade lúdica;
7º Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula, pequena história, um bate-papo e etc;
8º Saída: entrega-se uma lembrancinha (pirulito, bombom, doce ou uma sacolinha) com um abraço.
 Para os professores dos 6º anos


Os 6º anos é uma série bastante conflituosa, mas muito gostosa, pois nossos alunos estão crescendo, entrando na adolescência. Muito cuidado! Seja paciente e amigo. Sugiro que leia e estude o que Piaget aponta sabiamente sobre o desenvolvimento nesta fase.
Na maioria das escolas até o 5º ano, todas as disciplinas são lecionadas por um mesmo professor ou dois (exceto educação física e em alguns casos ensino religioso), no 6º ano a rotina muda completamente, os períodos de aulas são marcados por horários que devem ser cumpridos rigorosamente tanto pelo professor quanto pelo aluno, e esses não estão habituados com tanta troca de professor e disciplina. Isso faz com que o aluno seja rápido e habilidoso, mas nos primeiros meses essa situação pode se transformar em uma “tragédia” caso os professores não estejam preparados para lhe darem com tal transformação. É necessário muita paciência, eles vão dá conta.  
Passo a passo na sala de aula do 6º ao 9º ano:
1º No primeiro dia deixem-nos sentar onde quiserem;
2º Faça sua apresentação e da disciplina que lecionará;
3º Em seguida com uma dinâmica faça com que cada um se apresente;
4º Fale dos materiais necessários para suas aulas;
5º Estabeleça os combinados da turma;
6º Prepare uma mensagem e uma lembrancinha ... Eles vão amar.
 Direitos e deveres Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito a..." e "Somos todos responsáveis por...". Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que os alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 2º aos 9º anos
 http://espacoeducadoremacao.blogspot.com.br/2011/01/dinamica-primeiro-dia-de-aula.html

Comentários