Banana verde para emagrecer.

O preparo nada mais é do que um purê feito a partir do cozimento e processamento da banana verde. Quando a fruta não-madura é cozida, passa a apresentar alto teor de amido resistente, que passa ileso pelo estômago e intestino delgado. Chegando ao intestino grosso, a substância estimula a produção de ácidos graxos e o crescimento da atividade de bactérias benéficas ao organismo.
A nutricionista Renata Gomes afirma: "A banana é rica em carboidratos, energia, vitaminas e sais minerais. Auxilia no trânsito prevenindo e tratando diarreias e constipações". Além disso, reduz o risco de doenças como câncer colorretal e de intestino, auxilia o controle da diabetes, previne doenças coronarianas e favorece a saciedade.
Amiga da balança!
O amido resistente não é digerido pelo estômago, mas ocupa espaço por lá. Assim, a biomassa colabora para a saciedade sem ser absorvida pelo corpo. "Esse efeito mostra-se mais evidente no período vespertino e noturno, o que pode ajudar indivíduos que sofrem de ‘fome da madrugada’", indica Renata.
A nutricionista clínica Fernanda Alves Dias pondera: "O amido resistente também tem alguma quantidade de amido digerível e, portanto, vale a pena equilibrar as quantidades para não ter aumento na ingestão calórica do cardápio diário".
Além disso, outro alerta surge quando se começa a utilizar a biomassa. "O consumo da banana verde pode promover o aumento da produção de gases devido à formação de ácidos graxos no intestino. Mas este sintoma se normaliza com o uso contínuo da massa - quando associada a uma alimentação saudável", indica Fernanda Dias.
Como preparar a biomassa?
Você pode até pensar: "Com tanta vantagem, deve ser difícil preparar a ''biomassa de banana verde". Que nada! Veja só o passo a passo:
1) Lave bem as bananas verdes com casca e mantenha o talo. Utilize uma esponja com água e sabão, não se esquecendo de enxaguar bem.
2) Em uma panela de pressão com água fervente até a metade, cozinhe as bananas com casca e cobertas por água durante dez minutos.
3) Deixe o fogo alto até começar a pressão e abaixe logo em seguida. Tire a panela do fogo após os primeiros 8 minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.
4) Espere o vapor escapar naturalmente - ao invés de abrir a panela debaixo da torneira, por exemplo.
5) Quando a pressão sair por completo, vá aos poucos retirando a casca da polpa que deve ser passada no processador ou liquidificador ainda bem quente (para não esfarelar). Adicione de 50 a 100 ml da água do cozimento enquanto bate as bananas.
6) Processe até obter uma pasta bem espessa.
7) Caso não vá utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. A massa pode ser armazenada no congelador por cerca de 3 a 4 meses, mas precisará ser reprocessada quando descongelada.
Incorpore no cardápio
A biomassa de banana verde pode ser adicionada em sucos, vitaminas, bolos, patês, sopas, salgadinhos, massas, tortas, enfim, uma infinidade de coisas. Veja algumas dicas:
SUCO FUNCIONAL
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma o suco energético no café da manhã.
Fonte: Mais Equilíbrio

Comentários