PAP (PLANO DE APOIO PEDAGÓGICO) - CAFÉ LITERÁRIO

CAFÉ DA MANHÃ LITERÁRIO
1ª etapa:
“Resgatando valores”
Leitura fatiada:
Escola é... ... O lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que alegra, se conhece, se estima. O Diretor é gente, O Coordenador é gente, O Professor é gente, O aluno é gente, Cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois, descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar. É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora é lógico... Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo. (Paulo Freire)
PÚBLICO ALVO : 6º ano ao 9º ano.
Objetivo Geral:
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, crítica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
 JUSTIFICATIVA
Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola. Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas. O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
Objetivos Específicos:
Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade como: Amor, Amizade, Bondade, Compaixão, Coragem, Honestidade, Esperança, Fé, Felicidade, Generosidade, Humildade, Inteligência, Justiça, Obediência e Disciplina, Paciência, Paz, Respeito, Responsabilidade e Solidariedade.
METODOLOGIA
1º momento - Será organizado um café da manhã literário, os professores envolvidos distribuirão o texto fatiado de Paulo Freire sobre a escola. Cada aluno lerá de acordo a numeração.
2º momento - Leitura do texto completo pelo professor mediador, no qual os alunos farão comentários expressando suas opiniões.
3º momento - Os alunos tomarão o café, lendo os fragmentos que na mesa estarão espalhados. Após o café, os alunos farão uma produção textual expressando seu ponto de vista em relação ao texto fatiado.
4º momento - Realização da leitura dos textos produzidos.
2ª etapa:
Reflexão do poema ‘’Uma Escola Feliz’’ de Antonio Nunes Santana.
Música: Atividade sobre a música ''Pra não dizer que não falei das flores'', de Geraldo Vandré.

METODOLOGIA:
1º momento – Cada aluno terá em mãos o poema, onde realizarão a leitura e reflexão(dando a sua contribuição e sugestões para melhorar a escola), tendo o professor como mediador;
2º momento – Todos ouvirão a música, acompanhando a letra, buscando a reflexão sobre o resgate de valores.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Mesa de café da manhã; textos fatiados; fragmentos de textos com temas relacionados aos valores relevantes a sociedade como um todo; música, textos xerocados, etc.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.
Fonte: http://www.caem.ba.gov.br/ver_evento.php?evento=35 - adaptação feita pelas professoras  Robenilde e Lidjane, de acordo a nossa realidade escolar do Colégio Mul. Serra da Carnaiba.

Comentários