CAFÉ DA MANHÃ LITERÁRIO
1ª etapa:
“Resgatando valores”
Leitura fatiada:
Escola é... ... O lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que alegra, se
conhece, se estima. O Diretor é gente, O Coordenador é gente, O Professor é
gente, O aluno é gente, Cada funcionário é gente. E a escola será cada vez
melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de
“ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e
depois, descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como tijolo que
forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar,
não é só trabalhar. É também criar laços de amizade, É criar ambiente de
camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora é lógico... Numa escola assim
vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo. (Paulo Freire)
PÚBLICO ALVO : 6º ano ao 9º ano.
Objetivo Geral:
Este projeto tem por finalidade promover a
construção de uma cidadania sadia, crítica, comparativa e consciente em seu
educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel,
frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres
dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
Resgatar os valores morais e culturais que
parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites,
materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar
em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa,
começando pela relação família, comunidade e escola. Na sociedade globalizada,
convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções
religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma
dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do
desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se
trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se
desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no
regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se
necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se
instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas. O desafio que se
apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira
responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as
aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a
comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando
espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão
da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
Objetivos Específicos:
Resgatar as tradições culturais
conscientizando-os da importância dos valores na comunidade como: Amor,
Amizade, Bondade, Compaixão, Coragem, Honestidade, Esperança, Fé, Felicidade,
Generosidade, Humildade, Inteligência, Justiça, Obediência e Disciplina,
Paciência, Paz, Respeito, Responsabilidade e Solidariedade.
METODOLOGIA
1º
momento - Será organizado
um café da manhã literário, os professores envolvidos distribuirão
o texto fatiado de Paulo Freire sobre a escola. Cada aluno lerá de acordo a
numeração.
2º
momento - Leitura do texto completo
pelo professor mediador, no qual os alunos farão comentários expressando suas
opiniões.
3º
momento - Os alunos tomarão o café, lendo os fragmentos que na mesa estarão espalhados. Após o café, os alunos farão uma produção textual
expressando seu ponto de vista em relação ao texto fatiado.
4º
momento - Realização da leitura dos textos
produzidos.
2ª etapa:
Reflexão do poema ‘’Uma Escola Feliz’’ de Antonio
Nunes Santana.
Música: Atividade sobre a música ''Pra não dizer que não falei das flores'', de Geraldo Vandré.
METODOLOGIA:
1º
momento – Cada aluno terá
em mãos o poema, onde realizarão a leitura e reflexão(dando
a sua contribuição e sugestões para melhorar a escola), tendo o professor como
mediador;
2º momento – Todos
ouvirão a música, acompanhando a letra, buscando a reflexão sobre o resgate de
valores.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Mesa de café da manhã; textos fatiados; fragmentos de textos com temas
relacionados aos valores relevantes a sociedade como um todo; música, textos
xerocados, etc.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu
engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas,
suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada
em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em
pequeno e grande grupo.
Fonte: http://www.caem.ba.gov.br/ver_evento.php?evento=35 - adaptação feita pelas professoras Robenilde e Lidjane, de acordo a nossa realidade escolar do Colégio Mul. Serra da Carnaiba.
Fonte: http://www.caem.ba.gov.br/ver_evento.php?evento=35 - adaptação feita pelas professoras Robenilde e Lidjane, de acordo a nossa realidade escolar do Colégio Mul. Serra da Carnaiba.
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